Senhor
GRADUAÇÃO em ADMINISTRAÇÃO
Caroline Moreira Borba daniel teidy kamio ricardo pereira de aguiar filho
TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOBRE AS MELHORIAS ADVINDAS DA PRIVATIZAÇÃO DO SETOR
São Paulo
2013
FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO - FECAP
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Caroline Moreira Borba daniel teidy kamio ricardo pereira de aguiar filho
TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOBRE AS MELHORIAS ADVINDAS DA PRIVATIZAÇÃO DO SETOR
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, como parte dos requisitos para a obtenção do título de bacharel em Administração.
Orientador: Prof. Amanda Russo Chirotto
São Paulo
2013
DEDICATÓRIA
À Deus, primeiramente, por me permitir chegar até aqui e concluir este ciclo em minha vida. Segundo, a minha mãe e família que me apoiaram nesse longo trajeto, ao meu grande amigo Ricardo, que teve paciência comigo em meus momentos de ansiedade e desespero e ao corpo Docente do Centro Universitário Fecap que me ensinou e me moldou tanto profissional quanto pessoalmente.
Caroline Moreira
resumo
O presente trabalho procura mostrar como ocorreu a privatização do setor de telecomunicações brasileiras, trazendo os fatos e cenários que antecederam sua ocorrência, o momento em que foi deferida e o cenário que se formou posteriormente.
Antecede a privatização, a consolidação da regulamentação das telecomunicações no Brasil por meio do Código Brasileiro de Telecomunicações, que foi promulgado pelo Congresso Nacional, em 1962. Com o objetivo de coordenar a oferta pública desse serviço que era feito sob concessões dadas pelos governos estaduais, municipais e federal. E, a criação de entidades capazes de cuidar e zelar pela infraestrutura das operações.
Anos depois, foi instituído o órgão competente pela outorga,