trabalho
Kênia Bomtempo de SOUZA2
RESUMO
Este artigo tem como principal preocupação e eixo norteador a pesquisa de Jean Piaget sobre a construção do pensamento com relação aos movimentos e a compreensão de espaço do ser humano. Este estudo procura dimensionar e direcionar, o conhecimento de estruturas genéticas e sensório-motoras até o estudo da geometria, fazendo uma relação entre os conceitos adquiridos pelo ser humano e aqueles construídos e estruturados com o nome de Geometria.
Palavras-chave: Piaget – Geometria - Aprendizagem
Introdução
Um dos objetivos do estudo da epistemologia genética é explicar o desenvolvimento humano e sua formação mental. O biólogo Jean Piaget elaborou o seu trabalho, para a compreensão da evolução da inteligência humana, baseado em pressupostos da Biologia, da lógica e da epistemologia.
Piaget não realizou seus estudos considerando a educação propriamente dita, mas ao estudar sobre o desenvolvimento mental, bem como as estruturas lógicas da formação da inteligência e do conhecimento, ele observou estruturas operatórias relacionando-as ao estudo e compreensão da matemática.
Para Piaget, (1995) a criança constrói seu conhecimento por meio de uma experimentação ativa, ou seja, ela experiencia os objetos sem formar conceitos, pois estes só apareceram mais tarde. Sendo assim, Piaget (1995) defende dois tipos de experiência que interessam a este trabalho; a experiência física e a lógico-matemática.
Através da experiência física, a criança conhece os objetos com sua ação sobre ele, ela age sobre ele e o manipula, descobre as propriedades materiais que podem ser observadas através da visualização e do manuseio de tais objetos. Com um certo nível de abstração, a criança descobre as propriedades físicas de um objeto, entretanto, para solidificar esse conceito, precisa-se de uma estrutura organizada da inteligência. Logo, para que ocorra o aprendizado é necessária a “assimilação”, ou seja, a