trabalho
As Organelas Citoplasmáticas são estruturas que ficam no citoplasma das células animais e vegetais, e que desempenham importantes funções. O citoplasma das células procarióticas é constituído por um líquido viscoso composto principalmente por água. Encontramos também grande quantidade de ribossomos, que são diferentes das células eucarióticas. Graças a essas diferenças, alguns antibióticos conseguem matar as bactérias e praticamente não afetam as células humanas. No citoplasma das células eucarióticas encontramos estruturas mergulhadas no citosol denominadas organelas e um conjunto de filamentos proteicos que constituem o citoesqueleto. Segue abaixo a lista com a definição de algumas organelas. A maioria das células tem três partes principais: a membrana, o citoplasma e o núcleo.
• A membrana plasmática controla a passagem de substâncias entre o interior e o exterior da célula.
• O citoplasma é o interior celular e nele há compartimentos separados entre si por membranas, chamados orgânulos ou organelas. As organelas celulares encarregam-se da respiração, de fabricar ou armazenar substâncias etc.
• O núcleo celular é o centro de controle da célula. Está separado do citoplasma pelo envoltório nuclear.
Localização das organelas dentro de uma célula:
Célula animal (eucariótica) Retículo endoplasmático
O citoplasma das células eucariontes contém inúmeras bolsas e tubos cujas paredes têm uma organização semelhante à da membrana plasmática. Essas estruturas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de retículo endoplasmático, que pode ser de dois tipos: Rugoso (granular) e liso (agranular). O rugosa, ou ergastoplasma é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de ribossomos aderidos à sua superfície externa. O liso é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, portanto de superfície lisa. Os dois tipos estão interligados e a transição