trabalho
A economia industrial sofreu uma grande modificação a partir da segunda metade do século XVIII, quando se iniciou na Grã Bretanha, a revolução industrial estreitamente relacionada ao desenvolvimento do sistema capitalista, a industrialização se estendeu por todo o mundo e determinou no surgimento de novasformas de sociedade de estado e de pensamentos. Em sentido restrito, a expressão "revolução industrial" aplica-se às transformações econômicas e técnicas ocorridas na Grã-Bretanha, entre o século XVIII e oXIX, com o surgimento da grande indústria moderna.
Esse processo se fez acompanhar da transformação do capitalismo comercial, que se iniciara no Renascimento, no capitalismo industrial.Indústria. Quase tudo o que o homem moderno consome ou utiliza, desde os alimentos e mesmo os utensílios em que são preparados e servidos, passa por algum processo de industrialização. O progresso daindústria, paralelo ao da ciência e da tecnologia, dá a medida da riqueza material de um país. Denomina-se indústria o conjunto de atividades produtivas que o homem realiza, de modo organizado, com a ajuda demáquinas e ferramentas. Dentro dessas amplas definições se enquadram os mais diversos afazeres, em diferentes lugares e épocas.
Social-
As primeiras conseqüências da revolução industrial foram à migração da população campesina para a cidade provocando dessa forma o aumento da população urbana, gerando assim o desenvolvimento urbano. Esse deslocamento de grandes massas de trabalhadores rurais e sem qualificação profissional fez com que muitos ficassem em condições miseráveis de trabalho e submetendo-se a grandes jornadas trabalhistas.
Ocorreu também uma enorme expansão do comércio que foi favorecida pela melhoria das rotas de transportes. A aplicação de novas invenções de meios de transportes terrestres e marítimos influenciaram o acesso a mercados cada vez mais distantes. Gerando assim uma ampliação da dimensão dos mercados estrangeiros, acompanhada de