trabalho
Cada uma das 75 a 100 trilhões de células do corpo humano é uma estrutura viva que pode sobreviver indefinidamente e, em muitos casos, até se reproduzir, desde que os líquidos que a banham contenham os nutrientes adequados. Para a compreensão do funcionamento dos órgãos e das demais estruturas que compõem o corpo humano, é essencial que, primeiro, se conheça a organização básica da célula e o funcionamento de suas partes componentes.
ORGANIZAÇÃO DA CÉLULA
Uma célula típica, como vista ao microscópio óptico, é apresentada na Fig. 2.1.
Seus dois constituintes principais são o núcleo e o citoplasma. O núcleo é separado do citoplasma pela membrana nuclear, enquanto o citoplasma é separado dos fluidos circundantes pela membrana celular.
As diferentes substâncias que compõem a célula são chamadas, em conjunto, de protoplasma. Esse protoplasma é formado, em sua maior parte, por cinco substâncias básicas: água, eletrólitos, proteínas, lipídios e carboidratos.
Água. O principal meio líquido da célula é a água, presente em concentrações que variam entre 75 e 85%. Muitas substâncias químicas celulares estão dissolvidas na água, enquanto outras ficam em suspensão, sob forma particulada ou membranosa. As reações químicas ocorrem entre as substâncias químicas dissolvidas ou nas superfícies limitantes entre as partículas ou membranas em suspensão e a água.
Eletrólitos. Os eletrólitos mais importantes da célula são o potássio, o magnésio, o fosfato, o sulfato, o bicarbonato, e pequenas quantidades de sódio, cloreto e cálcio.Os eletrólitos fornecem as substâncias químicas inorgânicas para as reações celulares. Também são necessários para a operação de diversos mecanismos celulares de controle. Por exemplo, os eletrólitos, atuando ao nível da membrana celular, permitem a transmissão dos impulsos eletroquímicos nas fibras nervosas e musculares, enquanto os eletrólitos intracelulares determinam a velocidade de numerosas reações