Moda
Moda vem do latim “modus”, e significa modo, costume. Inovação é o ato ou efeito de inovar, criar algo novo, explorar e executar novas ideias visando o sucesso. A moda e a inovação sempre caminharam juntas através da história. Essa relação é inegável e extremamente importante, pois o crescimento do setor é necessário e, para que haja isso, a indústria tem de se manter atualizada, não importando em que campo seja a inovação: de produto, processo ou serviço, desde que ela exista.
A indumentária nasceu na pré-história com a necessidade de proteção do corpo contra as ações climáticas, sendo assim, a vestimenta adapta-se ao ambiente, clima e necessidade da população. Com o passar dos séculos, outros aspectos são inseridos na indumentária, como fatores históricos e religiosos, busca pela diferenciação de classes, ostentação, fatores econômicos e a busca pela estética, onde cada vez mais as vestimentas sofrem modificações visando melhor aderência ao corpo e conforto.
O vestir desempenha um papel de extrema importância na construção de identidade. O corpo coberto por qualquer tipo de vestimenta gera comunicação e expressão imediata, podendo possuir diversos significados, mostrando como o individuo vê a si próprio ou a maneira como busca ser visto pelos demais, criando assim uma identidade, como cita Lipovetsky “a moda tem ligação com o prazer de ver, mas também com o prazer de ser visto, de exibir-se ao olhar do outro.” A