Trabalho
7.1 OBJETIVOS Alinhar os conceitos de competitividade das organizações e conhecer os eixos em que a competitividade se desenvolve os vetores da gestão competitiva de RH.Indagando as determinantes das políticas de treinamento e de desenvolvimento que devem orientar as organizações competitivas.
7.2 CONCEITUANDO COMPETITIVIDADE
[Competitividade é]”A habilidade de produzir bens e serviços que atendam as exigências dos mercados internacionais ao mesmo tempo que mantém níveis altos e sustentáveis de renda “ou ainda “A habilidade de gerar renda relativamente alta e níveis de emprego enquanto exposta a competição externa “a mais “melhorar os padrões de vida e a competitividade local das regiões em todo o mundo ,promovendo iniciativas agrupadas de desenvolvimento “.
Para ser competitivo ,é importante assegurar tanto a qualidade como a quantidade de trabalhos.Dois modelos fazem parte do repertório de negócios.O primeiro trata da coopetição que explora um jeito novo de olhar para o negócio e alavancar saudáveis relacionamentos entre pessoas e organizações.O segundo trata dos negócios colaborativos (c-comerce) no qual compartilha informações e processos para aumentar a velocidade e eficiência em novos modelos de negócios.
7.3 COMPETITIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES Competitividade sistêmica aparece na discussão do desenvolvimento econômicoe da industrialização. O desenvolvimento dinâmico é baseado no dinamismo empresarial e não da dependência das políticas governamentais. No nível microeconômico as pessoas estão sob constante pressão da concorrência ,submetidas às demandas ,aos apoios ou as críticas dos consumidores e são sensíveis aos apelos materiais,recompensas e incentivos aos bons desempenhos. Um sofismo matemático irrefutável é:”quem está abaixo da média puxa a média para baixo ,pois quem está abaixo dela sabe que pode ser alcançada caso não se mexa –e quem está na média é mediano ou