Karl polaniy- cap 4 e 5
POLANYI, Karl. A grande transformação: As origens da nossa época. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2000
SOCIEDADES E SITEMAS ECONÔMICOS- CAPÍTULO 4 Leis que governam a economia de mercado são necessárias para um firma controle do extraordinários pressupostos subjacentes a um tal sistema. “Uma economia, de mercado significa um sistema auto regulável de mercados, (...) é uma economia dirigida pelos preços do mercado(...).Um tal sistema, capaz de organizar a totalidade da vida econômica sem qualquer ajuda ou interferência externa, (...)devem ser suficientes para revelar a natureza inteiramente sem precedentes de um tal acontecimento na história da raça humana. Nenhuma sociedade seria capaz de sobreviver caso não existisse alguma espécie de economia. (P.62)
"(...) propensão do homem de barganhar, permutar e trocar uma coisa pela outra" . Essa frase deu origem ao conceito do Homem Econômico.
“ A história e a etnografia conhecem várias espécies de economia, a maioria delas incluindo a instituição do mercado, mas elas não conhecem nenhuma economia anterior à nossa que seja controlada e regulada por mercados.” O papel dos mercados foi insignificante até o momento em que há um mudança completa nos padrões de mercado. (P.63)
“(...) os historiadores econômicos tendiam a confinar seus interesses àquele período da história,(...), no qual a permuta e a troca foram encontradas em alguma escala considerável, e a economia primitiva foi relega da à pré-história.” Na esfera econômica, as diferenças entre os povos “civilizados” e os “não civilizados” foi ressaltado. (P.64) “A descoberta mais importante nas recentes pesquisas históricas e antropológicas é que a economia do homem, como regra, está submersa em suas relações sociais.(...). Ele valoriza os bens materiais na medida em que eles servem a seus propósitos.” Ao direção do sistema econômico se dá por motivações não econômicas. (P.65)
“O