trabalho
Empreendedorismo vem da palavra empreender que significa realizar, fazer ou executar. É o estudo de desenvolvimento de habilidades relacionadas à criação do novo.
Empreender também está relacionado a saber identificar oportunidades e transforma lá em negócio lucrativo.
De forma generalizada o termo empreendedorismo se designa aquelas pessoas que partem desde o ponto zero e que tem em seu poder somente a ideia e o capital necessário para um empreendimento. É aquilo que ajuda a fundar uma empresa ou associar-se com outra pessoa para fazer da sua ideia uma realidade.
Segundo Dornelas ser empreendedor é uma forma estratégica de contribuir para o crescimento da economia e de se obter sucesso.
No Brasil a preocupação com o empreendedorismo é para que diminua a mortalidade das pequenas empresas surgidas normalmente com o aumento do desemprego, os ex-funcionários sem alternativas começaram a criar novos negócios, às vezes mesmo sem experiência no ramo ai passam de empregados a patrões sem nenhum planejamento.
O empreendedorismo é essencial dentro de um país, pois promove o crescimento econômico, melhora as condições de vida da população e gera empregos.
O Processo Empreendedor
No Brasil intensificou-se desde a década de 1990, mas foi no período de 2000 a 2010 que se consolidou. O país vem crescendo com a tecnologia com o passar dos anos e o empreendedorismo é uma inovação.
Surgindo o SEBRAE que é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto à entidade dar todo o suporte de que precisa para iniciar a sua empresa.
O empreendedorismo é uma etapa fundamental para se compreender a dinâmica de uma economia nacional. O processo empreendedor se inicia a partir do surgimento de uma oportunidade possibilitando o aparecimento da inovação.
Um primeiro fator importante é o ambiente onde o empreendedor está inserido. Tem que ser levado em conta todo o contexto cultural,