trabalho
Capanga
Um casal, ambos na flor da beleza e da mocidade, caminhavam pelo campo.
Durante o passeio ela flagra Miguel encarando-a. Instante depois surge um capanga, Jão Fera; que aponta uma arma para Miguel.
Capitulo ll
Na tronqueira
Inhá, companheira de Miguel, se intromete entre Miguel e Jão Fera, e pede para que o capanga vá embora, e ele acaba obedecendo.
Inhá, ao contrario de Miguel, não tinha medo de Jão e Miguel. Miguel afirma que eles ainda iriam se encontrar.
Quando eles estavam indo embora, Inhá observa um vulto que parece ser do capanga.
Capitulo lll
Ela
Inhá tenta convencer Miguel para que ele a acompanhe até a fazenda, porém ele se recusa a ir, pois tem ciúmes de Inhá com Afonso.
Capitulo lV
Monjolo
Luis Galvão, recebera de herança paterna a fazenda das palmas.
Um homem negro da as informações sobre um homem branco que estava montado num cavalo na companhia de um capanga e um pajem. Depois ele vai para um local chamado de Ave-Maria.
Capitulo V
A tocaia
Voltam a falar de Jão Fera, ele era apaixonado pela garota, porém se irritou com ela e foi para Ave-Maria e se embebedou.
Em seguida ouviu os passos de um cavalo. Se aproximou do cavalo até que o cavalo empinou e derrubou o cavaleiro no chão.
Capitulo Vl
O empenho
O cavalo havia se assustado com uma cobra, porém João a matou com uma facada.
O homem que estava caído levanta-se e ele e João começam a conversar, e Barrosa explica que tinha contratado Jão para matar alguém, mas ele recebeu sem saber quem era esse alguém, quando soube quem era quis desistir na hora, mas não podia pois já havia recebido. Jão tenta devolver o dinheiro mas Barroso se recusa.
Capitulo Vll
O marmanjo
Descreveram os moradores da fazenda de Palmas.
Na sala de jantar estavam Ermelinda, Luis Galvão, Afonso e Linda, e tinha mais um garoto que era diferente dos outros. Ele era muito atrapalhado e desarrumado, para o desgosto de Ermelinda, e sem querer ele derrubou uma