Trabalho
Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2014.
Disciplina: Sociologia
Turma: TM 122
Professora: Viviane
Alunos: Aline Rosandiski
Ana Caroline Santos
Emanuele Rocha
Letícia Cirino
Lorena Maia
Talia Pontes
Introdução
Aspecto geral da América latina
A América Latina não é um espaço geográfico ou continente, mas sim uma expressão usada para fazer referência aos países e dependências da América que foram colonizados por países latinos, ou seja, Portugal, Espanha e França. Portanto, são países e dependências que tem como línguas oficiais o português, o espanhol e o francês. Essa definição é parecida com a que é utilizada pela ONU, porém, da classificação geralmente utilizada por ela, são excluídos o Caribe e o México, embora eles possam aparecer em outras definições.
A junção de todos os países das Américas do Sul e Central em uma denominação comum, não pode, contudo, levar a uma interpretação errônea de que todos estes países são iguais. Seja cultural, econômica, ou socialmente.
Países da América Latina
Ao todo, existem vinte países latino-americanos e duas dependências.Sendo os países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.E as dependências: Guiana Francesa e Porto Rico.
População
A Maior parte da população é formada por jovens de até 30 anos. Cerca de 80% da população mora na zona urbana (cidades de grande e médio porte, principalmente); os principais grupos étnicos são: brancos (descendentes de portugueses e espanhóis), negros (descendentes de africanos), pardos e indígenas.
Desenvolvimento
Economia
Os países latino-americanos mais ricos são Brasil, México e Argentina. Na maioria dos países há uma grande desigualdade social, com forte concentração de renda. Há