Radioterapia
A radioterapia é uma área da medicina que utiliza radiações ionizantes incentivando o tratamento pela destruição de células malig-nas (cânceres) e algumas doenças benig-nas. Através da radioterapia, a radiação po-de matar células tumorais (tumor) de um câncer e desinflamar um tecido em uma do-ença benigna bem como ainda, impedir a obstrução de um vaso sanguíneo após a revascularização por braquiterapia (modali-dade de tratamento intravascular).
A radioterapia esta dividida basicamente em duas formas, ou seja, externa, também co-nhecida como teleterapia, onde “tele” signifi-ca distante e “terapia” tratamento. E interna também conhecida como braquiterapia, onde “braqui” significa perto e “terapia” tratamento.
Na teleterapia o feixe de radiação é aponta-do na direção do alvo (campo) do corpo, es-sa radiação entrará na pele do paciente a uma certa distância estabelecida pelo foco pele tendo com sigla DFP.
A radioterapia externa utiliza-se tanto as fon-tes radioativas de origem nuclear, caso por exemplo do cobalto 60 como também os aceleradores lineares (equipamento emissor radiação x com ou sem emissão de elétrons que produzem diferentes feixes e diferentes energias de raio x.
A braquiterapia utiliza fontes radioativas para moldagem ou implantes em regiões próximas do tumor, nestes casos são utilizados fontes com o por exemplo, cedio – 137, ouro – 198, irídio 192, iodo 125, paládio 103, etc. Todas com formas de sementes são tubos ou mi-crofontes que são aplicados por tempos de-terminados ou permanentes nos órgãos tra-tado. Estas liberam radiação durante o tra-tamento com tempo útil.
Assim sendo na braquiterapia a fonte radioativa que esta em contato direto ou dentro de uma cavidade exemplo: órgão oco (bexiga, ânus, colo uterino, etc.)
Em radioterapia MV (megavolts), KV (qui-lovolts), MeV (megaeletronsvolts).