trabalho
Os 5 "C"s do crédito, resumem bem os principais componentes para uma acertiva relação de confiança de recursos para um tomador com certas garantias de recebimento futuro.São eles:
1. Caráter: refere-se ao histórico de cumprimento de deveres do solicitante. A ética e índole do tomador que pode caracterizar a vontade de pagamento do débito. A intenção em honrar seus compromissos assumidos deve ser observada no decorrer da análise. A honestidade e a honradez do credor são observadas e julgadas neste tópico.O cliente pode ter um bom caráter, porém não ter capacidade de pagamento das suas obrigações, portanto os demais C’s devem ser analisados em conjunto.
2. Capacidade: potencial de repagamento do crédito por parte do tomador. A capacidade refere-se à habilidade de pagar do tomador do crédito e está diretamente ligada à administração e à empresa. O empreendedor deve, em termos práticos, obter respostas elucidativas a uma série de questões, que lhe permitam avaliar a Capacidade do tomador de créditos (no caso de empresas, dos seus acionistas/quotistas/administradores).
3. Capital: solidez financeira do tomador do recurso. A questão principal relativa ao Capital refere-se a existência de capital suficiente para operar em níveis adequados de eficiência e retorno. Contudo, a idéia de Capital não deve se restringir à mera rubrica Patrimônio Líquido do balanço, mas transcender a ela, alcançando toda a estrutura econômico-financeira da empresa.
4. Colateral: refere-se a bens dados como garantia do empréstimo. Esta análise prende-se aos bens patrimoniais das pessoas físicas e jurídicas, uma vez que eles podem ter vinculação com o contrato de crédito. As garantias a serem oferecidas pelo cliente por causa do seu patrimônio é fator importante nesta análise, pois também fortalecem as informações da análise do crédito.
5. Condições: condições micro e macro econômicas que resumem o campo de atuação do solicitante do empréstimo. Exemplo seria de uma