Trabalho
Quando se dispuser de válvula de graxa: Abrir o bujão de esgotamento (se houver), limpar o bico da válvula, colocar a graxa nova (de preferência com o motor em funcionamento) até que saia toda a graxa usada e escura, após o que deixar o bujão (quando houver) aberto por 30 minutos para que saia o excesso de graxa e fecha-se a seguir (quando houver válvula de graxa, a saída estará permanentemente aberta).
Antes de desmontar o motor verifique se ele precisa ser totalmente ou parcialmente desmontado.
Por exemplo, para retirar a armadura devem ser retiradas as tampas dos rolamentos.
Para trocar um rolamento, só precisa ser retirada a tampa do rolamento correspondente.
A troca de uma bobina de excitação, além da desmontagem das peças principais do motor, precisa ser retirado o pólo depois de desligar as conexões correspondentes (isto se os pólos forem aparafusados a partir da carcaça 160).
Ao desmontar parcialmente o motor para reparos, pode ser interessante desmontar mais que o necessário para limpá-lo e verificar ser as outras partes estão em bom estado de funcionamento. Antes de iniciar qualquer trabalho verifique se o motor está totalmente desligado da rede. Antes de desmontar o motor levante todas as escovas do comutador, fixando o porta escovas na caixa guia para que no transcurso dos trabalhos não seja danificada a superfície do comutador.
Por esse motivo é recomendável envolver o comutador com uma cartolina, coloque também uma cartolina entre a armadura e os pólos para evitar atritos.
Não se deve remover um rolamento do eixo a menos que seja absolutamente necessário, isto é, se o rolamento estiver danificado ou se tiver de ser removido para desmontagem de outras partes do motor.
O eixo não deve ser submetido a batidas ou choques porque podem causar marcas na