Plano de Negócios PASSO 1
O passo-a-passo da busca de patentes é direcionado para três bases gratuitas disponíveis na internet:
1. INPI – busca em patentes depositadas no Brasil
2. Latipat – busca em patentes da América Latina e Espanha
3. ESPACENET – busca internacional no Escritório Europeu de patentes Obs: Estas três não são as únicas bases de dados existentes, porém utilizar a base do Espacenet permite a recuperação de grande parte dos resultados, pois esta base contém dados patentários de muitos países.
1. INPI - BUSCA EM PATENTES DEPOSITADAS NO BRASIL A base de dados do INPI encontra-se disponível em www.inpi.gov.br e permite o acesso a documentos de patente depositados no Brasil.
Se você teve alguma dificuldade em encontrar documentos, é provável que seja necessário fazer outras pesquisas, empregando outras palavras que também podem descrever a invenção.
Seguindo o exemplo anterior, pode ser usado: tamborete.
As palavras utilizadas pelos inventores na descrição de suas invenções não são padronizadas. Por isso, também é necessário investigar outras possíveis classificações
(CIP) e utilizá-las na busca, pois um invento pode ter mais de uma única classificação.
Além disso, alguns termos (palavras-chave) são empregados em áreas técnicas distintas com diferentes significados.
Se este for o caso do setor em que você está inserido, recomenda-se que acesse o anexo de Classificação Internacional de Patentes para entender melhor isso.
A Classificação Internacional de Patentes (CIP) pode funcionar como um filtro importante na recuperação de documentos de patente da sua área técnica.
TODOS LIVRES DE ACESSO PARA PESQUISA NO PORTAM