trabalho
2º Redução do uso de sacolas plásticas, separação de resíduos orgânicos do lixo reciclável, lavar e passar as roupas em dias programados para economizar energia e reutilizar a água da lavagem.
3º Modelo de classificação e separação dos resíduos nos canteiros de obra:
1) Planejamento das ações a serem efetivas e dos locais onde serão implantadas, a fim de direcionarmos os esforços para as metas.
2) Mobilização do pessoal por meio de palestras para a chefia da obra, funcionários e outros colaboradores. Esse deve ser um trabalho permanente, tratado como educação ambiental e dispor de meios motivacionais entre os outros colaboradores.
3) Caracterização dos resíduos da construção civil gerados nas principais fases da obra, sendo variável durante sua execução.
4) Avaliação da viabilidade do uso dos componentes do entulho. Os resíduos classe A poderiam ser utilizados, após moagem, na própria obra ou como agregado em sub-base de estradas, sub-base de pisos, confecção de tijolos e bloquetes para pisos Inter travados. Os de classe B e D irão voltar ao ciclo de produção ( reciclados ), os de classe C, ainda não há uma solução econômica para reutilização.
5) Desenvolver todo o processo e previndenciar acordos, contratos, licenças, autorização e demais documentos que permitam utilização do RCC, para controle do que sai da obra e do seu destino.
6) Em cada pavimento deve-se ter recipientes para coleta seletiva, com identificação conforme o material a ser selecionado com padrão de cores.
7) Estabelecer a logística do transporte para retirada dos resíduos selecionados. Capacitar todos os envolvidos, para que destinem o resíduo para o recipiente apropriado.
4º
a) Devido à grande contaminação gerada por industrias e empresas na sua produção e no despejo dos materiais poluentes, no qual, se produziu enorme poluição ambiental e não ouve compensação nem melhorias.
b) No aterro Mantovani, empresas como a Basf, Du