DNA & Rna
O DNA é a estrutura que identifica os seres vivos e apresenta características próprias que permite, mesmo em indivíduos de uma mesma espécie, diferenciá-los. Assim, pessoas de uma mesma família, irmãos, por exemplo, apresentam diferenças físicas determinadas pela variação do DNA presente em cada indivíduo.
O DNA é a sigla que abrevia o termo ácido desoxirribonucleico (ADN, em português), que é a maior macromolécula celular, formado a partir da união de compostos químicos chamados nucleotídeos. O nucleotídeo é formado por 3 substâncias:
- Base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, timina ou citosina; sendo que estas bases são complementares, tendo no DNA os seguintes ligantes: Adenina–Timina e Guanina–Citosina.
- Um grupamento fosfato.
- Um glicídio do grupo das pentoses, que no caso do DNA é a desoxirribose.
DNA: Estrutura. Na molécula de DNA são encontradas a adenina, a guanina, a citosina e a timina. Como a pentose é sempre a desoxirribose, duas moléculas de DNA diferem entre si pela sequência de bases ao longo de seu filamento. A sequência específica de bases forma a mensagem genética, que determinará a coleção de proteínas e influenciará as características do organismo. Os cientistas Francis Crick, Maurice Wilkins (britânicos) e James Watson (norte-americano) em suas pesquisas determinaram a estrutura molecular do DNA, conhecida como modelo da dupla hélice: a molécula de DNA é representada por dois filamentos formados por muitos nucleotídeos e torcidos em hélice no espaço, ligados um ao outro pelas bases nitrogenadas (figura abaixo). A ligação entre as bases é feita por meio de pontes de hidrogênio, atrações frágeis que se formam apenas quando um hidrogênio está ligado a um átomo eletronegativo e se aproxima de outro átomo também negativo (oxigênio ou nitrogênio).
DNA: Ação.
A atuação do DNA, durante nossa vida, ocorre através de sua expressão. Cada gene corresponde a uma região específica da molécula de DNA,