trabalho
Entreposto da Carne
No entreposto da carne faz-se o desmancho das carcaças de ovino, caprino e suíno e o seu processamento, assim como o processamento de outras espécies, como o bovino.
A Sonae é responsável pelo embalamento em atmosfera modificada desses produtos e pela garantia de qualidade e segurança alimentar dos mesmos.
Na entrada dos trabalhadores na empresa, estes têm que vestir uma roupa própria para o seu trabalho, como touca (com cores diferentes conforme a função de cada trabalhador), batas, botas próprias e se for necessário, utilizar luvas. No caso dos homens, se tiverem barba também é necessário uma proteção para a cara, para evitar qualquer risco físico no alimento. Todos os anéis, brincos, colares ou pulseiras que o trabalhador possa trazer também não são permitidos durante a realização do trabalho.
Já depois de vestidos, antes de entrarem para o local de trabalho, todos os trabalhadores têm que efectuar uma lavagem e desinfeção das mãos, assim como dos pés.
As viaturas que transportam a carne para a empresa têm que ter sistema de refrigeração e todos os requisitos necessários para manter a qualidade da carne e para não haver contaminação da mesma.
Em toda a zona de trabalho as temperaturas são baixas, rondando os 0ºC e nos congeladores, ronda os -20ºC. Estas temperaturas têm que ser verificadas por um técnico várias vezes ao dia, de modo a evitar que a temperatura suba e os microrganismos se comecem a desenvolver.
Como a qualidade dos produtos é essencial, dentro da própria empresa há laboratórios equipados para fazer análises de rotina à carne e a todos as materiais que entram em contacto com o produto, incluindo até as mãos dos trabalhadores.
Para o rigor ser ainda maior, no fim de embalada, a carne passa por um detetor de