Senhor
Você, caro aluno, nesta unidade, ira realizar uma breve introdução ao estudo da anatomia. Serão apresentados os conceitos de Anatomia Humana e seu histórico. Fatores de variação. Biótipo. Termos de posição para se proceder à localização das partes do corpo humano. Planos de secção e delimitação do corpo humano. Designações genéricas básicas em Anatomia.
Competência
- Conhecimento introdutório de Anatomia Humana, suas divisões, posições e partes do corpo humano.
Objetivo
- Conceituar Anatomia, normal e variação anatômica; - Descrever a “posição de descrição anatômica”, os planos de delimitação e secção, bem como ser capaz de definir os termos de posição e direção.
Anatomia Aplicada a Educação Física I Professor: Leonardo Delgado
Quando começou o estudo da Anatomia?
Começou nos primórdios da história humana. O homem pré-histórico já observava à sua volta a existência de seres diferentes de seu corpo, os animais. Com isso, passou a gravar nas paredes das cavernas e fazer esculturas das formas que via. Com isso passou a notar detalhes, que hoje nos permite identificar as espécies animais descritas.
A história da anatomia inicia-se na Mesopotâmia e Egito. Mesopotâmia era o nome dado a uma longa faixa de terra localizada entre os rios Tigre e
Eufrates, atualmente parte do Iraque. Cerca de 4.0 anos atrás, povos dessa região, conhecida como Berço da Civilização, faziam investigações voltadas em tentativas de descrever as forças básicas da vida, por exemplo, as pessoas desejavam descobrir em qual órgão se alojava a alma humana. O fígado era considerado o “guardião da alma e dos sentimentos que nos fazem homens”, uma suposição lógica visto o seu tamanho e pela íntima associação com o sangue, considerado essencial para a vida.
Algum tempo depois, Menes, sobre o qual paira uma antiga discussão: seria ele o lendário primeiro faraó (chamado de Narmer) ou médico do rei da