Resenha do Texto: ADOLESCÊNCIA SEM FIM? PERIPÉCIAS DO SUJEITO NUM MUNDO PÓS-EDIPIANO
PERIPÉCIAS DO SUJEITO NUM MUNDO PÓS-EDIPIANO
JOEL BIRMAN
- Sociabilidade e Subjetivação
Hoje em dia, o que importa é a lucratividade, a competição e o processo da mundialização do capital se transformaram radicalmente nas últimas décadas.
As empresas se expandem, o mercado cresce e a produção se torna competitiva.
Com a Revolução Industrial, as máquinas substituem o trabalho humano e o desemprego surge.
O mercado de trabalho se reconfigurou diante do novo modelo, privilegiando alguns segmentos sociais.
Enfim, a globalização toma conta da economia e a mundialização das economias pretende relacionar e mapear todas as formas de transformação do mercado mundial.
- Caráter, Respeito e Desrespeito O sociólogo Sennett em seus estudos, afirma que o trabalhador deve ser multifuncional e tem que ter flexibilidade para se adaptar as novas condições do mercado. Com isso, o trabalhador terá que readaptar as novas exigências em nome da sobrevivência. Uma transformação radical que Sennet denominou de “Corrosão do Caráter”. Em destaque, a questão que vai gerar discussões são os jovens da atualidade. Uma juventude cheia de mudanças ocorridas no registro da família e dos novos laços conjugais.
- Criminalização
Os jovens estão fora do mercado de trabalho a população jovem é um dos segmentos sociais mais atingidos pelo processo de globalização da economia internacional. No Brasil, a questão também é bastante preocupante, jovens estão sendo destaque nas manchetes de jornais, sendo perversos e personagens do crime. Há poucos anos se constituiu uma nova modalidade de crime no Brasil que evidencia uma inédita e assustadora forma de criminalidade. Tudo para obter liberdade... Jovens de classe média. Portanto, a não inserção social dos jovens de classe média e a falta de oportunidades sociais para uma parcela significativa destes, acaba por conduzi-los fatalmente para a criminalidade e para a delinquência. A juventude tende a