Tuberculose
TÉCNICO DE ENFERMAGEM/ MÓDULO I
Índice
Introdução_______________________________03
Agente Etiológico__________________________04
Como ocorre a transmissão da tuberculose_____04
Tuberculose primária_______________________05
Tuberculose pós-primária___________________05
Formas da doença_________________________06
Tuberculose pulmonar_____________________07
Tuberculose extrapulmonar_________________08
Diagnóstico_______________________________08
Fatores de risco___________________________11
Tratamento da tuberculose__________________11
Vacina___________________________________12
Conclusão________________________________13
Referências Bibliográficas___________________13
Introdução:
A tuberculose é uma das principais doenças infectocontagiosas do planeta e importante questão de saúde pública mundial. O agente etiológico é o Mycobacterium tuberculosis, um bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) identificado em 1882 por Robert Kock. O bacilo pertence ao complexo tuberculosis (M. bovis, M. microti, M. africanum, M. canetti) da família Mycobacteriaceae. A bactéria é um aeróbio estrito, com multiplicação lenta e cápsula com alto teor lipídico.
A tuberculose é uma doença de transmissão respiratória, por meio da inalação de partículas infectantes na forma aerossolisada no meio ambiente, principalmente em contatos íntimos prolongados (moradia e trabalho). Portanto, as formas pulmonares bacíliferas (presença do BAAR no escarro) e laríngeas são as principais formas envolvidas na transmissão interpessoal da tuberculose. O contágio por outras formas não é usual. Pode-se dividir as formas clínicas da tuberculose em pulmonares e extrapulmonares, com maior importância das formas pulmonares bacilíferas pelo risco epidemiológico.
Agente Etiológico É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), em homenagem ao seu descobridor, o