Trabalho
Esse trabalho nos mostra as funções, normas e aplicações das Funções Oxigenadas, o Álcool, Fenol, Aldeído, Cetona, Ácido Carboxílico, Estére e Éter.
Alcoóis
Função: São denominados alcoóis todo composto orgânico que apresenta em sua estrutura a hidroxila ( -OH ), que deve estar ligada a um átomo de carbono saturado.
Norma IUPAC: A nomenclatura dos alcoóis é bastante semelhante à dos hidrocarbonetos:
- Prefixo do número de carbonos (met, et, prop, but, …) + tipo de ligações (an, en, in, dien, …) + OL
- A numeração da cadeia principal começa da ponta mais próxima à hidroxila. Se a hidroxila estiver exatamente no meio da cadeia, a numeração deverá ser feita de acordo com a insaturação, e por último, pela ramificação.
Exemplos:
met + an + ol = metanol (um carbono, ligação simples (na verdade, não há ligação entre carbonos pois só existe um carbono no composto), OL pois é um álcool)
et + an + ol = etanol (dois carbonos, ligação simples, e OL porque é um álcool)
prop + an + ol = propanol-1 (três carbonos, ligação simples, e OL porque é um álcool, o 1 indica a posição da hidroxila)
prop + an + ol = propanol-2 (três carbonos, ligação simples, e OL porque é um álcool, o 2 indica a posição da hidroxila)
2,4-dimetil-3-pentanol
2,4 = posições dos radicais metil
3 = posição da hidroxila pent + an + ol = quantidade de carbonos da cadeia principal + tipo das ligações + OL
Aplicação: Os alcoóis mais conhecidos e utilizados são o metanol e o etanol. As principais aplicações são combustível e reagente químico. O metanol não é tão utilizado como combustível quanto o etanol, uma vez que ele é mais tóxico que o etanol.
Fenóis
Função: Os fenóis são compostos orgânicos que contêm o grupo funcional Hidroxila (-OH) ligada diretamente a um carbono de anel aromático. São ácidos, em razão do hidrogênio ionizável ligado ao oxigênio. São antibacterianos e fungicidas.
Norma IUPAC: Para formar o nome