trabalho
1. INTRODUÇÃO
2. TOPOGRAFIA
Segundo o Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, topografia é a “ciência que trata do estudo da representação detalhada de uma porção da superfície terrestre”. Isto é, ela determina as dimensões, os elementos existentes, as variações altimétricas, acidentes geográficos, e outras características, fornecendo assim, dados que permitem o conhecimento do terreno.
2.1 DIVISÕES DA TOPOGRAFIA
A topografia tem por principal finalidade o levantamento de dados que permite a representação de uma determinada porção da superfície terrestre. Dentro da Topografia existe quatro divisões : a topologia, a taqueometria, a fotogrametria, a agrimensura e a topometria.
- Topologia: é a parte da topografia que estuda as formas exteriores da porção da superfície terrestre, isto é, o relevo, e as leis naturais que o regem.
- Taqueometria: é a parte da topografia que faz a medida indireta da distância horizontal e da diferença de nível.
- Fotogrametria: é a parte da topografia responsável pela confecção de cartas topográficas através de fotos aéreas ou terrestres de determinada porção da superfície terrestre.
- agrimensura: é a patê da topografia responsável pelas medidas e pela representação planimétricas da superfícies.
- Topometria: é a parte da topografia responsável pela medição de grandezas lineares e angulares, nos planos horizontais e verticais com a finalidade de definir posicionamentos relativos dos pontos topográficos (FREITAS, 2011). Dentro dela há duas divisões:
- Planimetria: “consiste em obter os ângulos e as distâncias horizontais para a determinação das projeções dos pontos do terreno para a representação no planotopográfico” (CAVALCANTE, p. 3, 2010). Ela trabalha apenas com o plano horizontal e dá origem às plantas planimétricas, como mostra a figura 1.
Figura 1
Fonte: Ltc-Ufes, 2013.
-