costa do marfim
Localizada na porção oeste do continente africano, a Costa do Marfim faz limites com Mali e Burkina Faso a norte; Gana a leste; Libéria e Guiné a oeste, e é banhado pelo Oceano Atlântico ao sul.
O nome da Costa do Marfim foi dado pelos portugueses, sendo uma referência ao grande número de elefantes que existia na região na época colonial.
O país obteve sua independência no dia 7 de agosto de 1960. A Costa do Marfim é uma das nações mais prósperas do oeste africano, isso se deve ao desenvolvimento agrícola, principalmente a produção de café e cacau (o país é o maior produtor de cacau do mundo). Também se destaca a indústria alimentícia, têxtil, a exploração de petróleo e gás natural, além da extração de diamantes.
Atualmente, convivem no território marfinense mais de 60 grupos étnicos, esse fato contribui bastante para a diversidade cultural do país, no entanto, gera conflitos entre os diferentes grupos étnicos.
A costa ocidental africana (noroeste) localiza-se em uma zona intertropical, (entre os trópicos e a linha do equador) e próximo ao atlântico. Essa posição geográfica influencia diretamente no clima da região que é quente e úmido e devido a intensa radiação solar que a costa africana recebe e a maritimidade, ou seja, proximidade ao mar que intensifica a evaporação e a ocorrência de chuvas. Acrecenta-se a isso a influencia da vegetação (florestas) que também oferece umidade à região, favorecendo o aumento das precipitações. Em países como camarões e Nigéria o índice de pluviométrico é superior a um metro por ano. Além disso, na Costa Ocidental da África, nota-se que há uma baixa amplitude térmica, ou seja, há pequenas variações térmicas devido à maritimidade associada às altas temperaturas na região.