costa do marfim
Atualmente, convivem no território marfinense mais de 60 grupos étnicos, esse fato contribui bastante para a diversidade cultural do país, no entanto, gera conflitos entre os diferentes grupos étnicos.
A costa ocidental africana (noroeste) localiza-se em uma zona intertropical, (entre os trópicos e a linha do equador) e próximo ao atlântico. Essa posição geográfica influencia diretamente no clima da região que é quente e úmido e devido a intensa radiação solar que a costa africana recebe e a maritimidade, ou seja, proximidade ao mar que intensifica a evaporação e a ocorrência de chuvas. Acrescenta-se a isso a influência da vegetação (florestas) que também oferece umidade à região, favorecendo o aumento das precipitações. Em países como camarões e Nigéria o índice de pluviométrico é superior a um metro por ano. Além disso, na Costa Ocidental da África, nota-se que há uma baixa amplitude térmica, ou seja, há pequenas variações térmicas devido à maritimidade associada às altas temperaturas na região. Nota-se também, que o relevo é de planície e encontra-se em países, como na Costa do Marfim e na Nigéria. Esse tipo de relevo mostra-se importante e diz a respeito à pluviosidade, pois não constituem barreiras geográficas como as montanhas (características de áreas planálticas), para impedir a penetração de massas de ar e da ocorrência de chuvas.
A população é estimada em 16,7 milhões de habitantes (dos quais mais de 26% de estrangeiros), o que representa uma densidade populacional de 47 habitantes ao quilômetro quadrado. A taxa de crescimento demográfico anual é de 3,9%. A Costa do Marfim tem