tendencias marketing
Consequência para o mercado:
As mulheres deixaram de ser coadjuvantes e passaram a ser protagonista no mercado consumidor. A mulher compra por prazer, diferente dos homens. Com o aumento na renda familiar acabou movimentando o mercado em vários setores. Com o aumento das mulheres no mercado muitas empresas foram obrigadas a repensar suas politicas comerciais passando a colocar a mulher no centro das atenções.
Oportunidades de marketing:
As mulheres são bastante dependentes de opinião de outras pessoas no processo de decisão da compra. Após uma compra, seja elogiando ou criticando. As redes sociais, blogs e fóruns permitem essa troca de opiniões sobre os produtos, além de proporcionar uma interação com um maior numero de pessoas que um telefone permite, por exemplo. Outro fator bastante valorizado pelo publico feminino é a relação estabelecida entre elas e as marcas. As mulheres não se contentam em serem passivas ao conteúdo disponibilizado pelas marcas, elas gostam de ouvir e serem ouvidas pelas empresas, o que pode ser explorado com sucesso.
Ameaças para o marketing:
Embora o mercado esteja avançando na busca do conhecimento daquilo que seria a “galinha dos ovos de ouro” do marketing, ou seja, “do que as mulheres gostam” e, se possível “como gostam”, o mundo da propaganda já teria encontrado um ponto de equilíbrio para a apresentação de produtos aos consumidores, abandonando um modelo onde até pouco tempo atrás, estava repleto de clichês que retratavam uma mulher pouco critica e com baixo poder de decisão. Em muitas situações vê-se uma abordagem excludente, ou seja, para agradar o consumidor masculino, reduz-se a importância do feminino e, para atrair o feminino, reduz-se a importância do masculino, correndo risco de desagradar a ambos.
Tendência 2) Mais casais sem filhos
Consequência para o mercado:
Em geral casais sem filhos têm menos de 40 anos, metade deles trabalha com carteira