Trabalho
Aluno: Audemir Oliveira Alves
Curso/Turma: Arquitetura e Urbanismo / 3001
Bibliografia: GOMBRICH, E.H. A História da Arte. 16.ed. LTC Editora.
Fichamento Cap. 5
"[...]Mesmoas ruínas dessas construções ainda conservam um aspecto extremamente impressionante. Sentimo-nos formigas quando caminhamos em Roma entre seus enormes pilares. Foram essas ruínas, de fato, que tornaramimpossível às gerações seguintes esquecer ‘a grandeza de Roma’.” (Pagina – 117)
Roma é conhecida até os dias de hoje pelo sua grandeza nas construçoes arquitetonicas, mesmo estando em ruinas.
“Omais famoso desses edifícios romanos é, talvez, a gigantesca arena conhecida como o Coliseu. É uma característica edificação romana, que excitou grande admiração em épocas subseqüentes.”
(Pagina -117)
O Coliseu é um dos mais impressionantes e famosos edifíceis romano, graças a sua gigantesca estrutura arquitetonica, constituido por três ordens de arcos para a sustentação dos acentos, suabrilhante arquitetura impressiona muitas pessoas ate os dias de hoje.
“A mais importante característica da arquitetura romana, entretanto, é o uso de arcos. Essa invenção desempenhou escasso ou nenhum papelnas construções gregas, embora fosse possivelmente conhecida dos arquitetos gregos. Construir um arco com pedras separadas em forma de cunha é uma proeza muito difícil de engenharia. Uma vez dominadaessa arte, o construtor pode utilizá-la para projetos cada vez mais audaciosos.” (Pagina - 119)
O uso de arcos é uma uma dificil e brilhante façanha, é a principal caracteristica da arquiteturaromana, podemos observar pelas suas mais famosas construçoes arquitetonicas como o Coliseu e o Arco triunfal.
“Era típico dos romanos adotarem da arquitetura grega aquilo de que gostavam e aplicá-lo àssuas próprias necessidades. Fizeram o mesmo em todos os campos. Uma de suas principais necessidades era de bons retratos que representassem fielmente os modelos