Sistema de Informação - OSM
FEAAC – SECRETARIADO EXECUTIVO
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
PROF. MESTRE REGINA SOARES
EQUIPE 06:
HENRIQUE CASIMIRO
THAYS LYANNY
TIARA FERREIRA
VANDERLÚCIO SILVA
WASHINGTON CARLOS
YASMIM MARQUES
YURI SAMPAIO RESUMO CRÍTICO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Modelagem ou Simulação Computacional
1. O que é um Sistema de Simulação?
Simulação refere-se à representação de um procedimento operacional com base em variáveis de análise - pode apresentar-se em número infinito de formas. Técnica de observação e solução de modelo artificial, representando um processo no mundo real que, por razões técnicas ou econômicas, não é viável ou disponível para uma experimentação direta.
A simulação computacional de sistemas, ou simplesmente simulação, consiste na utilização de determinadas técnicas matemáticas, empregadas em computadores digitais, as quais permitem imitar o funcionamento de, praticamente, qualquer tipo de operação ou processo (sistemas) do mundo real. Segundo Pegden (1991), “Simulação é o processo de projetar um modelo de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação”.
Os sistemas de simulação são ferramentas de apoio à decisão, porem avaliam somente as consequências das decisões durante certo período de tempo.
A evolução vertiginosa da informática nos últimos anos tornou o computador um importante aliado da simulação.
Anos 60: usados pelos militares, universidades e centros de pesquisa, com hardwares e computadores muito limitados (computadores eram enormes e não realizavam operações realizadas hoje em dia). Era necessária mão de obra muito especializada.
Anos 70: surgiram as primeiras linguagens de computador; eram usados no setor de engenharia e negócios. Ainda era lento e tinha necessidade de mão de obra especializada.
Anos 80: surgiram os microcomputadores começando a ser utilizados em