Economia
Aula III (26/03/2001)
(conteúdo extraído de Organização, Sistemas e Métodos - Vol I, Maria Esmeralda Ballestero Alvarez - McGraw Hill - 1990)
1. Área de Organização, Sistemas e Métodos
Até o advento de P.D., aceitava-se que o analista de O&M era uma função especializada estabelecida nas organizações para:
aconselhamento na introdução de novos métodos de aministração e de trabalho, e novas estruturas organizacionais que reduzissem os cursos existentes sem impor esforços desnecessários ou causar danos reais à estrutura social da empresa.
Após o advento de P.D., a atuação de profissionais de O&M sofreu um profundo impacto - surgimento do analista de sistemas (ligado à área de P.D.), que possuindo em sua definição de função a tarefa de introduzit novos métodos de trabalho, sempre via computador, começa a avança sobre a função do analista de O&M.
Por um lado o analista de O&M não fazia a mínima idéia do que o computador poderia fazer pela empresa; por outro lado, o analista de sistemas não falava a linguagem do usuário em cada área da organização.
Final dos anos 80 - profissionais estão reconciliados, integrados e adaptados, podendo-se falar em Organização, Sistemas e Métodos como uma só função.
2. Objetivos da Área de OSM
OSM é a função de planejamento e organização que se desenvolve na construção da estrutura de recursos e de operações de uma empresa, bem como na determinação/definição dos procedimentos, rotinas ou métodos.
Objetivo Básico: eliminação do inútil e supérfluo.
racionalização: uso do raciocínio anaítico e lógico sem intervenção dos impactos emocionis, para estruturar os elementos, de tal forma que se obtenha a minimização dos esforços e a maximização dos resultados.
3. Atividades Básicas da Área de OSM
A variedade de trabalhos desenvolvidos pela área de OSM depende:
a) porte da empresa
b) complexidade do fluxo decisório
c) processo produtivo utilizado
d) produto final que é