Prof
Disciplina: PESQUISA DE MERCADO
Professor: SERGIO CZAJKOWSKI JR.
Turno: M ( ) N ( X )
Aluno (a):
R.A.:
'GRUPS' MANTÊM, ADULTOS, HÁBITOS TEEN- Heloísa Helvécia da Revista da Folha
Termo cunhado nos EUA apresenta quarentões que seguem usando tênis AlI Star e escutam bandas novas nos iPods
Ninguém precisa se sentir retardado por se ver de calça curta aos 40, vivendo como vivia aos 20. Adultos de hábitos considerados próprios da juventude nem sempre são obcecados por aparência, consumistas infantis, portadores de distúrbio. Nem mesmo são um fenômeno novo. Agora, esses senhores e senhoras recebem mais respeito e outra classificação, a revista "New York" batizou-os de grups, (de "grown-ups", adultos), nome tirado de um episódio de Jornada nas Estrelas.
"Grups" não são ET’s, mas às vezes são medidos como se fossem. A estilista Soraia Pimenta, 38, enfrentou isso ao ser chamada, um dia, à escola do filho. É que Murilo, 15, em fase "jura que-é-negão", tinha feito spikes (espetos no cabelo), e o colégio não gostou. “Chego lá, para ouvir a diretora dizer que meu filho chamava muita atenção. Imagine a cara dela quando viu meus dread locks”.
Com o filho, Soraia aprendeu a amar rap francês – algo típico dessa turma: gostos que coincidem com os das crias. "Se bem que ele acha minhas roupas estranhas e pergunta se não posso ser normal". Os grups podem ser normais; mas não se encaixam no estereótipo do quarentão assentado. Então é chato enfiá-los em outro estereótipo, muito embora usem tênis All Star; falem gíria; tenham "bala" para comprar moda jovem top; escutam bandas novas nos iPods; atuam em áreas charmosas como moda, artes, entretenimento e, quando dá, têm ocupações flexíveis, para pagar as contas sem abrir mão do tempo livre. “É a primeira vez que gerações diferentes compartilham preferências", aponta o sociólogo Dario Caldas, 40, do