Prof
Análise de riscos de acidentes nas
Indústria de MS
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE da Anhanguera Educacional, tendo por objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.
Autor: Acadêmico: José Carlos Rolim
Orientador: Prof. Esp. Djair Franco Mansilha
Campo Grande MS
2012
Resumo do Projeto
Este estudo trata-se de uma pesquisa científica cujo cerne está nos acidentes que ocorrem nas atividades das indústrias brasileiras, onde a operação é um risco iminente de acidente. Este trabalho fará pesquisa bibliográfica no país e de campo, nas atividades das indústrias do estado de Mato Grosso do Sul, e, sobretudo análise em relatórios elaborados pelas autoridades competentes em sinistros (acidentes) ocorridos. Ele deverá apresentar causas, consequências, condições ambientais e também rotina sistemática que podem ser adotadas para minimizar senão eliminar os riscos de acidentes.
.
Palavras-chave – cerne, sinistro, risco iminente.
1 Introdução
É de domínio popular que a Lei de Murphy, é aquela segundo a qual “se uma coisa pode dar errado, ela dará, e na pior hora possível”.
Como exemplo atual pode-se citar:
“Tanque de combustível explode e mata soldador... Assim que o soldador iniciava o corte do reservatório com um maçarico, ocorreu a explosão” (Jornal Correio do Estado, f. 15 de 25/11/2012); “Incêndio em fábrica de roupas mata mais de 100... Um incêndio numa fábrica de roupas próxima à capital Bangladesh... As condições de trabalho em Bangladesh são notavelmente ruins” (Jornal Correio do Estado, f. 11 de 26/11/2012).
Nas indústrias e em empresas, ou em qualquer ambiente, de uma maneira geral, onde as condições de riscos estão intrínsecas nas atividades; os acidentes podem ocorrer se a rotina de procedimentos estiver somente a mercê das pessoas envolvidas com o