Idade Media
Surge então a cavalaria, não era uma instituição, mas sim um ideal da idade media. Nesta época que alcançou seu maior desenvolvimento.
Logo de inicio a cavalaria era de fácil acesso, qualquer homem que se colocasse a disposição poderia tornar-se cavaleiro. Bastava possuir um cavalo e armas.
Porém com o passar do tempo e o crescimento das instituições feudais esse processo sofreu algumas mudanças, passariam a ser cavaleiro somente quem fazia parte da nobreza.
Os nobres mais potentes e os reis recrutavam e mantinham uma preparação de cavaleiros em seus castelos.
Os cavaleiros seguiam um JURAMENTO DE FIDELIDADE COM AQUELES PRINCIPIOS DE JUSTIÇA, DE HONRA, REVERENCIA A DEUS, DE DEFESA DAS MULHERES E AOS DÉBEIS. Princípios que inspiravam suas ações. . A nobreza do cavaleiro não se herdava, se adquiri com o próprio esforço, colocando-se a serviço das causas justas,da igreja e da pátria
A cavalaria foi ganhando força, com isso passou a ser colocada a disposição da igreja, tendo forte participação nas cruzadas (guerra santa, como era chamada na época). Teve participação na primeira expedição de liberação dos lugares santos. Toda a cavalaria foi colocada a disposição, para essa guerra santa que foi proclamada por URBANO II. Encontrando o terreno adequado para por em prática os nobres princípios que a haviam animado.
Com o fim do século XV a cavalaria perdeu sua força, dando espaço para a invenção da pólvora e das armas de fogo, passando por essa mudança.
EDUCAÇÃO CAVALEIRESCA
Tinham um slogan em que seguiam:
“A MINHA ALMA PARA DEUS, MINHA VIDA AO REI, MEU CORAÇÃO A UMA DAMA E A HONRA PARA MIM.”
Consideravam suas palavras sua honra, desde o amor á gloria militar.
A educação de um futuro cavaleiro era muito rígida.
Até os 07anos eram criados em suas famílias, iniciando os ensinamentos de como cavalgar, e exercícios que os tornavam ágeis.
Aos 12 eram levados para viverem em castelos feudais,muitos executavam