trabalho
-argamassa é a mistura homogênea de agregados, aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos, possuindo capacidade de aderência e endurecimento, podendo ser dosada a proporção do volume de componentes, também conhecida como “Traço”, que varia de acordo com a finalidade e características desejadas em uma obra.
-Geralmente são constituídas por cimento, areia e água. E em alguns casos, costuma-se adicionar outro materiais como cal, saibro, barro, caulim, e outros para obtenção de propriedades especiais.
-Por exemplo, as argamassas de cimento são utilizadas em alvenarias de alicerces por causa da resistência que é exigida e especialmente pela condição favorável de endurecimento. São também utilizadas para chapisco pela sua resistência a curto prazo; nos revestimentos onde são exigidos condições de impermeabilidade, como no interior de reservatórios de água e obras hidráulicas; ou em pisos cimentados onde se exige resistência ao desgaste.
As argamassas de cal são utilizadas para emboço e reboco, pela sai plasticidade, elasticidade, e porque proporcionam acabamento polido, plano e regular. Encontram-se também aplicação no assentamento de alvenarias de vedação.
-Podem ser usadas para diferentes finalidades, tais como:
-assentar tijolos/blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmica ou tacos de madeira;
-impermeabilizar superfícies;
-regularizar paredes, pisos e tetos;
-dar acabamento às superfícies.
Vantagens
-Por ser principalmente composta por cimento e areia, e ambos compostos serem de fácil acessibilidade e disponibilidade em todo território nacional, facilita a sua utilização;
-Grande disponibilidade de mão de obra para execução por causa dos serviços de argamassa serem de fácil aprendizado, podendo assim ser facilmente suprida pelo treinamento de novos operários;
-Elevada durabilidade e resistência aos agentes agressivos a estrutura do concreto;
-Custo acessível pois são produzidos a partir de matérias primas de baixo