Trabalho
Uberlândia- MG / 2012
FAMATRI CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES
PROFESSOR: Roberto Donizete de Abreu
Curso: Técnico em Contabilidade – Segundo Período
Matéria: Contabilidade Gerencial
Alunos:
Ana Cristina
Carla Victor
Isaías Goularte
Maria Eliane
Penelope Laudemiro
Itambé
Maior cooperativa de Lácteos do Brasil
Uberlândia – MG / 2012
Case da Revista:
Revista Negócios – Minas Gerais N81 – 2009
Agronegócios – Cooperativas
A Itambé, que é considerada a maior central de cooperativas do País organiza o processo de captação nacional de cerca de 3,5 milhões de litros de leite/dia, invariavelmente. Volume este que é distribuído para 10 centros de distribuição espalhados pelo Brasil, para transformação dos produtos, e por fim ser encaminhado para o comércio terciário.
A fábrica da Itambé em Uberlândia é considerada a unidade de produção de leite mais moderna da América Latina.
Surgimento e História
Em abril de 1944, o governo do Estado de Minas Gerais, sob o comando de Benedito Valadares, inaugurou a Usina Central de Leite para abastecer a cidade de Belo Horizonte. Localizada na Rua Itambé, a empresa estava vinculada a Secretaria do Estado da Agricultura. Naquela época o governo distribuía leite para a população, além de receber e processar o produto.
Com fim da Segunda Guerra Mundial, em 1948, o Brasil sofreu escassez generalizada de alimentos e em Minas Gerais não foi diferente. Percebeu-se então que a Usina Central de Leite não supria a necessidade dos belo-horizontinos, sua missão inicial. Para sanar o problema, o secretário de Agricultura da época, Sr. Américo Renée Gianett, convocou, em uma reunião especial, os produtores de leite e propôs a todos a criação de uma cooperativa para assumir os controles operacionais da Usina Central e aumentar a produção de leite.
A partir disso, em 10 de novembro de 1948, representantes de seis cooperativas próximas de Belo Horizonte e cinco produtores rurais se reuniram para constituir a