Introdução
Hoje em dia o tema mais discutido no mundo é a questão ambiental. Utilizar a automação para contribuir na solução desse problema é um grande passo.
Atualmente diversas áreas que trabalham com separação de lixo, reciclagem, tratamento de resíduos industriais, contam com máquinas automatizadas para execução desses serviços, é um ponto positivo, pois estes processos se tornam mais rápidos e consequentemente mais econômicos.
No projeto da esteira separadora de resíduos, mesmo que seja separando de forma bem simples metal (alumínio) e plásticos, mostra como a automação pode ser utilizada na indústria de reciclagem.
O projeto foi dividido por etapas, durante o primeiro semestre o foco foi direcionado a esteira, a aplicação das disciplinas no desenvolvimento, elaboração e montagem exigiu uma pesquisa além dos conteúdos ministrados, o que possibilitou um maior aprendizado.
A segunda etapa á ser desenvolvida no segundo semestre de 2012, consiste na parte da separação dos resíduos, através dos sensores e do cilindro giratório, concluindo assim o projeto: Esteira separadora de Resíduos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 Instrumentos e Medidas
Os instrumentos de medições sempre foram uma necessidade da ciência.
Antigamente as medições eram feitas a partir de partes do corpo, como por exemplo, no século XII em que a medida da “jarda” era baseada na distancia da ponta do nariz á ponta do polegar do rei, Henrique I. Com o passar do tempo os métodos para garantir que essas distâncias fossem mais precisas se aprimoraram, e atualmente existem diversos aparelhos usados na metrologia.
O estudo do melhor método de obter a medição precisa de diferentes grandezas, chamado Metrologia, estabelece as unidades de medição dessas grandezas aceitas universalmente e define critérios de apresentação das unidades internacionalmente aceitas.
Para essas medições existem instrumentos delicados e precisos, apropriados para se medir dimensões bem pequenas, por