Produção sabonete
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar ou aperfeiçoar um produto ou serviço único,se caracteriza por ser um evento temporário e ter um objetivo específico, pois não deve ser confundido com tarefas rotineiras de operação normal da empresa.
Desta forma, os projetos têm as fases de planejamento, execução, controle e são finalizadosao atingimento dos objetivosque resulta em um produto ou serviço de alguma forma diferente de todos os outros anteriormente produzidos.
Para que essa confusão entre desenvolvimento de projeto e desenvolvimento de um negócio não seja feita devemos entender a definição básica de que os projetos têm começo, desenvolvimento e final podem ser de inúmeros tipos e tamanhos diferentes, e também podem envolver áreas de atuações diferentes, eventualmente não tendo nada a ver coma criação de um negócio, que são feitos para durar indefinidamente, salvo raras exceções.
Gerenciar um projeto é atuar de forma a atingir os objetivos propostos dentro de parâmetros de qualidade determinados, obedecendo a um planejamento prévio de prazos (cronograma) e custos (orçamento), é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para garantir que um projeto tenha sucesso. Ou seja, dadas as metas e as restrições de recursos e tempo, cabe ao gerente de projetos garantir que ele atinja os objetivos propostos.
Na gestão de projetos são definidas nove áreas de conhecimento que são:
-Gestão de Escopo que é o conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças
-Gestão de Prazo
- Gestão de Custo que trata da realização da estimativa de custos, criação de orçamentos, de técnicas para controle dos custos;
-Gestão de Qualidade
-Gestão de RH,
-Gestão de Comunicação,
-Gestão de Riscos que é o conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto.
-Gestão de Aquisição,
-Gestão de Integrada que são os processos que integram