trabalho
As correias, juntamente com as polias são um dos meios mais antigos de transmissão de movimento. É um elemento flexível, normalmente utilizado para transmissão de potência entre dois eixos paralelos distantes. Elas são fabricadas em várias formas e com diversos materiais.
As correias são largamente utilizadas nas indústrias de máquinas operatrizes e automotiva; são encontradas em diversos equipamentos, desde pequenos aparelhos eletrônicos até equipamentos industriais de grande porte.
São divididas em dois grandes grupos:
1. Correias para transporte (transportadoras): Geralmente largas esteiras, utilizadas para transportar objetos, mercadorias, etc.
2. Correias de transmissão: Utilizadas para movimentar acionamentos que exigem desde força, velocidade, sincronismo de movimento ou ambas.
Os principais tipos de correias de transmissão são:
• Correias em perfil “V” - seu formato lembra a forma da letra “V”, quando cortada ao meio;
• Correias Sincronizadoras - correias dentadas onde os dentes da correia engrenam nos dentes da polia, sendo utilizadas em acionamento onde requer sincronismo de movimentos e força;
• Micro - V ou Poly V - Correia com pequenos frisos em V, que são mais compactas que as correias em “V” convencionais;
• Correias Variadoras de Velocidade - correia que, devido ao seu formato lembra o perfil das correias em “V”, porém com uma construção muito mais reforçada, sendo utilizadas em acionamentos que exigem mudanças periódicas de rotações.
O grande sucesso na utilização das correias é devido, principalmente, às seguintes razões:
Razões econômicas: padronização, facilidade de montagem e manutenção (a disposição é simples e o acoplamento e o desacoplamento são de fácil execução), ausência de lubrificantes e durabilidade, quando adequadamente projetadas e instaladas.
Razões de segurança: reduzem significativamente choques e vibrações devido à sua flexibilidade e ao material que proporciona uma melhor absorção de choques e