industria cultural
DISCIPLINA: SOCIEDADE E CULTURA
1- Explicar, a partir do texto de Everardo Rocha, como a sociedade é representada dentro da Indústria Cultural e como se processa a troca com a sociedade que assiste o que se passa no cinema.
Em seu texto Everardo Rocha explica que a sociedade é totalmente influenciada através dos meios da mídia, ele faz a comparação com o filme “A Rosa Púrpura do Cairo”, onde os personagens vivem a Indústria Cultural de tal forma que podemos entender essas influências até hoje, no mundo atual. Trazem a fantasia para o real.
“A Rosa Púrpura do Cairo mostra também a dependência do público com os produtos da Indústria Cultural, e vice-versa. Cecília usando o filme como subterfúgio para os seus problemas e o filme como produto da Indústria Cultural usa os problemas dela e da sociedade para atender a demanda cultural da sociedade de massa.”
“O filme acontece dentro de um filme”, isso faz com que os personagens comecem a criticar o filme, justamente por que o filme sai dos padrões, da indústria cultural. O filme passa de fantasia a real, e muitos que foram assisti-lo começam a reclamar, não olham para o novo, assim ainda é a sociedade, custam a acostumar com algo que é novo, isso foi o que Woody Allen colocou em todo desenrolar da história do filme.
O filme quer mostrar a influência das mídias pela massa, como fuga da realidade. E é isso que Everardo Rocha explica em todo desenrolar de seu livro, “A SOCIEDADE DO SONHO: COMUNICAÇÃO, CULTUREA E CONSUMO”. Uma frase que Everardo usa no texto é: “Uma sociedade que se comunica conosco com clareza cristalina e frequência avassaladora.”
2- Explique porque, segundo Everardo Rocha, a análise da comunicação de massa deve ser realizada e a partir de dois eixos discursivos: consumidores e produtores.
Porque os dois estão envolvidos na produção da comunicação de massa para a indústria cultural.
O consumidor produz a história que será representada na indústria cultural, consumindo assim,