trabalho
Nervoso
Profa. Ms. Kelly Antunes
Sistema Nervoso
O sistema nervoso (SN) responde pela maior parte de controle das funções do organismo. Controla atividades rápidas do corpo como contrações musculares, eventos viscerais, e até secreção de glândulas. Sistema Nervoso
Origem embrionária:
O SNC se origina do tubo neural que na sua extremidade cranial apresenta três dilatações denominadas vesículas primordiais: o prosencéfalo, o mesencéfalo, e o robencéfalo. O restante do tubo é a medula primitiva.
Porção cranial do tubo neural
As porções do tubo neural se subdividem
Telencéfalo
Prosencéfalo
Mesencéfalo
Rombencéfalo
Diencéfalo
Cérebro – hemisférios cerebrais
Mesencéfalo
Mesencéfalo
Metencéfalo
Cerebelo e Ponte
Mielencéfalo
Bulbo
O Neurônio e o Tecido
Nervoso
1)
2)
O tecido nervoso é formado por dois componentes principais:
Neurônios: células que apresentam longos prolongamentos Células da glia ou neuróglia: sustentam os neurônios e participam da atividade neuronal, da nutrição dos neurônios e de processos de defesa do sistema nervoso.
O Neurônio e o Tecido
Nervoso
No Sistema Nervoso Central (SNC), há uma certa segregação entre corpos celulares dos neurônios e seus prolongamentos. Isso faz com que haja porções distintas no encéfalo e medula conhecidas como substância branca e cinzenta.
O Neurônio e o Tecido
Nervoso
A substância cinzenta é constituída por corpos celulares dos neurônios e células da glia. A substância branca não contém corpos celulares dos neurônios sendo constituída por prolongamentos dos neurônios e células da glia. Seu nome origina da grande quantidade material esbranquiçado Mielina que envolve os axônios dos neurônios.
Neurônio
Em geral os neurônios apresentam:
Dendritos: prolongamentos numerosos recebem os estímulos.
Corpo celular: centro da célula
Axônio: prolongamento único especializado na condução de impulsos que