trabalho
Se observarmos o conceito de hierarquia urbana sob a luz do desenvolvimento tecnológico atual, perceberemos o surgimento de algo curioso. Quando a política de hierarquização começou a ser realizada, a dificuldade de transitar entre uma cidade e outra era bem maior do que é atualmente. O “encurtamento“ das distâncias fez com que, hoje em dia, por exemplo, um morador da cidade de Osasco possa, sem problemas, ir diariamente à capital paulista. Também podemos analisar a facilidade crescente na obtenção de informação, que faz com que um morador de um sítio isolado da metrópole, mas possuidor de meios como internet, telefone e televisão, acabe sendo muito mais inserido socialmente do que um morador da metrópole que não possua tais recursos. Essa grande mudança de paradigma é um dos pontos de estudo mais interessantes da sociologia atual.
Os conceitos de redes e hierarquias urbanas merecem atenção, dada a grande importância que há em seu aprendizado. Entender as funções econômicas, políticas e culturais por trás das distâncias geográficas são essenciais para todo cidadão.
A) A FORMAÇÃO E A EVOLUÇÃO DA REDE URBANA BRASILEIRA
A rede urbana brasileira, nos últimos anos, vem passando por um grande processo de transformação oriundo do forte fenômeno de integração dos mercados proporcionado pela