trabalho
A coordenação e controle do fluxo de informação são de extrema importância para a Logística, desde a programação da produção, até a distribuição do produto ao cliente final. A tecnologia de informação permite medir, controlar e gerenciar as operações logísticas.
Os sistemas de informação unem as atividades logísticas em um processo integrado e têm-se mostrado fundamentais para essa transformação. Estes sistemas combinam software (sistemas e programas aplicativos)e hardware(computadores, dispositivos e periféricos).
A integração de softwares, hardwares e equipamentos periféricos resulta nos chamados Sistemas de Gerenciamento. O Sistema de Gerenciamento de Armazéns ou Warehouse Management System (WMS) surgiu da necessidade de se melhorar as informações e processos dentro de um armazém ou Centro de Distribuição (CD), sendo assim importante para a redução de custos e melhoria na operação.
WMS: Sistema de Gerenciamento de Armazéns
Definição
O desenvolvimento tecnológico dos processos de armazenagem se caracterizaram pela evolução da tecnologia de informação utilizada nos CDs e armazéns, tanto em hardware (leitores, coletores, entre outros) quanto em software(utilização do WMS), e também através da capacitação dos recursos humanos envolvidos na armazenagem, do aperfeiçoamento dos equipamentos de movimentação e estocagem de materiais.
O WCS possui vários aspectos negativos: não oferece uma variedade de relatórios para auxiliar no gerenciamento das atividades; a customização é limitada à mudança de campos e nomes; e a instalação deste sistema não pode ser feita em módulos separados. Mas a principal diferença entre o WCS e o WMS é que o primeiro não é um gerenciador de armazéns.
O WMS é responsável pelo gerenciamento das funções básicas do processo de armazenagem (receber; estocar; e separar), integrando um software com, entre outras, tecnologias de leitura de código de barras e rádio freqüência. Otimiza as atividades operacionais (fluxo de materiais) e