Relações Ecológicas entre Seres Vivos
As relações ecológicas intraespecíficas podem ser classificadas em:
→ Positivas ou harmônicas - quando nenhum dos organismos envolvidos na interação se prejudica;
→ Negativas ou desarmônicas - quando há prejuízo para um dos organismos envolvidos.
Indivíduos de uma mesma espécie quase sempre disputam por recursos, e esta é denominada competição intraespecífica. Entretanto, esses indivíduos podem se auxiliar mutuamente: é o que chamamos de cooperação intraespecífica.
Desarmônicas
Amensalismo - Relação na qual uma espécie bloqueia o crescimento ou a reprodução de outra espécie, denominada amensal, através da liberação de substâncias tóxicas. É a relação em que um dos seres é prejudicado sem que disso resulte benefícios para o outro. Sendo assim, consiste numa relação em que indivíduos de uma população secretam ou expelem substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies.
Ex.: A secreção e eliminação de substâncias tóxicas pelas raízes de certas plantas impede o crescimento de outras espécies no local; fungos que liberam antibióticos que matam bactérias; grupos de animais maiores, como uma manada de elefantes, esmagando plantas e pequenos animais ao se locomoverem, etc.
Parasitismo - É caracterizado pela espécie que se instala no corpo de outra, dela retirando matéria para a sua nutrição e causando-lhe, em conseqüência, danos cuja gravidade pode ser muito variável, desde pequenos distúrbios até a própria morte do indivíduo parasitado. É uma associação obrigatória para o parasita. De um modo geral, a morte do hospedeiro não é conveniente ao parasita, mas muitas vezes ela ocorre. Ou seja, uma espécie parasita outra – hospedeira – como forma de obter