trabalho
Engenharia Civil D13
Paulo Roberto Fraga do Nascimento
Richardy Brian Garcia Koch
William Matejec Losekan
Pablo Olazar Souza
Jean Carlos Leite Aguilera
ATPS N2 - ECONOMIA
Campo Grande – MS
05/2013
Paulo Roberto Fraga do Nascimento
Richardy Brian Garcia Koch
William Matejec Losekan
Pablo Olazar Souza
Jean Carlos Leite Aguilera
ATPS N2 - ECONOMIA
Trabalho apresentado como atividade prática na disciplina Economia do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade ANHANGUERA - UNIDERP, turma D13.
Campo Grande – MS
05/2013
Capítulo 1
Estruturas de Mercado
Concorrência pura ou perfeita
Em economia, concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes vendedores de um determinado bem ou serviço atuam de forma independente face aos consumidores, com vista a alcançar um objetivo para o seu negócio, vendas ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços após venda.
É um estado dinâmico de um mercado que estimula as empresas a investir e a inovar com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento dos recursos escassos disponíveis. Um mercado concorrencial é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogo da oferta e da procura, sem intervenção do Estado.
Leis da economia;
Relações entre empresas (excluindo, em princípio, relações com os consumidores finais): conceito muito amplo – abrange todas as entidades que exercem uma atividade econômica, incluindo profissionais liberais;
Não pretende proteger os concorrentes (das infratoras) mas sim preservar a Concorrência enquanto situação de mercado desejável, com vista ao bem estar geral;
Indiretamente e de forma mediata a sua