globalização
Coca-Cola
Disciplina: Geografia
15 de setembro de 2013
•
Criação
Foi criada pelo farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados
Unidos. Primeiro ele lançou a bebida alcoólica chamada “Pemberton's French Wine
Coca”, em 1884, como sendo tônica para os nervos. Depois disso o puritanismo criou um movimento antiálcool e o estabelecimento de Pemberton foi fechado.
Na época havia os “Pontos de Vendas", onde as pessoas costumavam ir após as compras para tomar xaropes misturados com água carbonada, o que, provavelmente, acabou dando ideias para a produção de novos produtos.
Tentando se adequar a nova moda, Pemberton passou meses no porão de sua casa em Atlanta, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.
Em maio de 1886, foi vendida a primeira Coca-Cola, nome posteriormente dado por
Frank Robinson, sócio de Pemberton, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo da marca.
•
Design
Quando John Pemberton inventou, usavam-se garrafas com rótulos de papel marcados "Coca-Cola Syrup and Extract" para distribuir o xarope para as fábricas de refrigerantes. Em 1894 Joseph A. Biedenharn de Vicksburg tornou-se o primeiro engarrafador de Coca-Cola utilizando uma garrafa com tampa metálica revestida a borracha e com um sistema de segurança. Esta garrafa, denominada de
“Hutchinson” era bastante popular na altura. Em 1899, Thomas e Whitehead marcaram um encontro com Asa Candler, presidente da The Coca-Cola Company com o intuito de prosperar o negócio da Coca-Cola engarrafada.
O uso das garrafas de rolha “Hutchinson” durou pouco, e dentro de dois anos as mais seguras e baratas garrafas de gargalo tipo coroa tornaram-se usuais na indústria. Estas garrafas eram moldadas à mão e a sopro e o seu tamanho não eram padronizado, resultando uma interminável variedade de garrafas parecidas, mas
com