Cultura portuguesa
Portugal é um país europeu situado na Península Ibérica, com cerca de 10 milhões de habitantes residentes. Como República Portuguesa, tem como moeda o euro e a língua falada é o Português. O norte e o leste de Portugal fazem fronteira com a Espanha, e ao sul e oeste é banhado pelo Oceano Atlântico.
Tendo como capital a cidade de Lisboa, Portugal também tem dois arquipélagos no Oceano Atlântico, o arquipélago da Madeira e o arquipélago dos Açores. Portugal fora um país de conquistas e descobrimentos. Após as ocupações entre inúmeros povos, como os Romanos, Bárbaros, Muçulmanos, entre outros, surgiu em 1125 um jovem cavaleiro e guerreiro independente, que chamava-se Afonso Henriques.
Em 1128, após ter vencido a Batalha de São Mamede, em Guimarães, Afonso Henriques declara o Condado Portucalense como principado independente.
Com o passar do tempo foi travando batalhas contra Espanha e contra os Muçulmanos. Em 1139 venceu os Mouros na Batalha de Ourique, e por fim surgiu o Reino de Portugal, sendo assim D. Afonso Henriques coroado como o primeiro rei.
A sua posição atlântica, foi a chave da sua história e da sua identidade nacional, tendo como vizinho o mar, assim os portugueses souberam tirar partido da sua situação estratégica, construindo no mar um poderio militar, e aliando-se à potência naval dominante, a aliança inglesa, conseguindo ser o primeiro império e o mais duradouro, devido os descobrimentos do século XV. Com as navegações a riqueza não parava de aumentar e as conquistas expandiam-se.
Em Junho de 1497, Vasco da Gama viria a iniciar a rota comercial marítima para a Índia, que se alastraria ao longo da costa Africana até o destino final. Por sua vez, Cristóvão Colombo seguia para Oeste - as Américas. Então, em 1500, Pedro Álvares Cabral navegou até as Américas e descobriu o Brasil.
Nessa época, Portugal era uma potência Mundial, beneficiando toda a Península Ibérica. Os portugueses importavam especiarias, café, arroz,