trabalho
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: Etapas 3 e 4
SANTO ANDRÉ
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
Processos Psicológicos Básico II
Orientadora: Prof.ª Norma Cristina Penha
ETAPAS 3 e 4
Maria Cristina Barbieri – RA 5221988813
Regina Célia Neves Miguel Espíndola Thomaz – RA 5800144149
Roseli Pazini de Aguiar – RA 4436880964
Santo André
2013
Agradecimentos
A Professora Norma Cristina Penha pela dedicação e paciência ao nos orientar a dar os primeiros passos pela estrada do maravilhoso mundo da Psicologia.
É somente nas misteriosas equações do amor que qualquer lógica ou razão pode ser encontrada.
Você é a razão de eu estar aqui hoje, você é a razão de eu existir, você é todas as minhas razões.
John Nash
Introdução
A busca pelos mistérios da mente sempre despertaram um fascínio e certa perplexidade. Ao compreender, como um transtorno mental, pode conduzir pessoas a determinadas patologias associadas, nos direcionam a fazê-lo de forma racional e sem estigmatiza-las com rótulos. Os critérios de abordagem e investigação precisam necessariamente enquadrar-se dentro da mais pura ética profissional e dos valores humanos.
Seguindo essa linha de raciocínio, dentro dos transtornos mentais adotamos uma abordagem ilustrada pelo tema de uma hipótese psicodiagnóstica que é a esquizofrenia paranoide, subdivisão da esquizofrenia enquadrada no Eixo I, destinado aos Transtornos Clínicos do DSM-IV-TR e classificação F.20.0 do CID 10.
Apresentamos inicialmente, um breve relato sobre essa patologia onde estudos recentes ligam a esquizofrenia, a anomalias cerebrais e predisposições genéticas; os avanços da ciência e da neuroimagem apontam como áreas mais afetadas: o lobo frontal, a amígdala, o hipocampo o giro para-hipocampal e o cerebelo, análise feita