o DESTINO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
RESUMO
Este projeto propõe realizar uma pesquisa científica sobre o destino final e os problemas dos resíduos da construção civil, buscando a melhoria contínua em relação à minimização do impacto ambiental gerado por estes resíduos. E que contemple ainda uma visão de desenvolvimento sustentável, e o papel da sociedade em relação ao gerenciamento destes resíduos. Apenas desta forma é possível compreender a produção e o manejo adequado de resíduos gerados pela construção civil.
Palavras-chave: Resíduos - Construção civil - Gerenciamento.
1. INTRODUÇÃO
No Brasil, o setor da construção civil é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, entretanto é também uma atividade causadora de grandes impactos ambientais, pelo consumo dos recursos naturais, pela geração de resíduos e até mesmo pela modificação da paisagem. De acordo com Cabral e Moreira (2011, p.9) estima-se que no Brasil, os Resíduos da Construção Civil – RCC podem representar de 50 a 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos.
De fato, os resíduos se transformaram em graves problemas urbanos e ambientais com um gerenciamento causador de despesas e complexos, sendo eles: alterações que ocorrem na fase de implantação da obra, execução dos serviços, confecção de artefatos, limpeza de obra, etc. Além disso, são gerados resíduos em toda vida útil de uma construção, na execução, manutenção, reforma, desocupação e na demolição.
A adequada organização faz com que sejam evitados vários desperdícios, porém em alguns casos os materiais permanecem espalhados pela construção e acabam sendo descartados como resíduos.
Calderoni (2003, p.8) ressalta que não reciclar significa deixar de auferir rendimentos da ordem de bilhões de reais todos os anos. Do ponto de vista social a tecnologia de reciclagem é apontada como uma das alternativas para a geração de emprego e renda. O resultado é que além da economia de matéria-prima e