Corportamento Organizacional
O que fazem os executivos em suas atividades? Basicamente buscam obter seus objetivos por meio do trabalho dos outros. Isso porque o executivo é um gestor. Nessa posição ele é avaliado profissionalmente pelos resultados gerados pelo grupo das pessoas que deve supervisionar. O executivo tem a necessidade de delegar responsabilidades a outras pessoas, uma vez que suas atribuições são extensas e não podem ser realizadas por uma única pessoa.
Os executivos têm a atribuição de tomarem decisões que mobilizam recursos e que incluem a supervisão de pessoas. Uma vez que as atribuições do executivo superam sua capacidade de sozinho realizá-las, eles precisam mobilizar recursos financeiros e físicos, mas também recursos humanos para alcançar seus objetivos. A mobilização desses recursos coloca o executivo numa posição de poder, juntamente à responsabilidade de ter de decidir sobre o uso desses recursos.
Executivos também têm como atribuição trabalhar no contexto da organização. O executivo nunca trabalha sozinho. Se ele atua em grupo, é natural que essas pessoas façam parte de uma mesma organização. Nessas condições, o executivo está sempre inserido em situações de trabalho presentes no contexto de uma organização.
Dentre as atribuições diretas do executivo, podemos destacar as seguintes:
• Planejar o trabalho das pessoas, definindo metas, estratégias de ações e respondendo pela coordenação integrada dessas ações.
• Organizar as tarefas de trabalho, realizando sua distribuição entre as pessoas, definindo o agrupamento dessas atividades e nomeando as pessoas responsáveis por essas tarefas.
• Liderar as pessoas que respondem por seu comando, gerenciando sua motivação e desenvolvendo soluções para os problemas e conflitos de trabalho.
• Controlar a execução das tarefas de trabalho, assegurando a eficácia dos resultados e a racionalização dos recursos (eficiência).
Elas envolvem o papel de gestor de pessoas, que