trabalho
Introdução à Logística
Introdução
É notório que desde o final do século XX, o mundo vem vivenciando um processo de profundas mudanças econômicas, alterando os padrões de geração de riquezas e conseqüentemente dos negócios. A busca pela eficiência e o avanço tecnológico resultou em um processo de transformação, envolvendo limites estruturais, de recursos humanos e financeiros, o qual se convencionou chamar de globalização.
Segundo Baumann, o primeiro estágio da globalização quebrou os paradigmas do mundo das finanças; o segundo causou fortes impactos nas formas tradicionais de comercialização e o terceiro, que estamos vivendo atualmente, está alterando os padrões da ordem produtiva.
Neste novo contexto de economias e operações globalizadas, as corporações passam a competir não mais regionalmente ou nacionalmente e sim globalmente, arrebentando as fronteiras comerciais e, principalmente, físicas existentes até hoje. E, muitas vezes, mesmo dentro do seu território local, sendo obrigadas a operar de forma global, mantendo a qualidade, prazo e preços mundialmente acertados.
Com este mercado altamente globalizado, a competitividade das organizações passa a ser cada vez mais acirrada, onde a busca pela excelência nas operações passa a ser fator preponderante para a obtenção de redução de custos e ganho de produtividade nos recursos envolvidos. Assim, a empresa torna-se mais competitiva quando realiza suas atividades a um custo mais baixo ou de forma mais eficiente do que suas concorrentes.
A necessidade de se obter estes ganhos faz com que as organizações alinhem suas estratégias internas às estratégias globais do mercado em que atua, mais precisamente à Cadeia Logística a qual se encontra, buscando eliminar em todos os seus processos atividades que não agregam valor ao produto, padronizando operações, desburocratizando tarefas, possibilitando assim a comparação de seu desempenho com o mercado em que atua.
A Logística, aliada à Tecnologia da