Trabalho
São vírus que estão vivos, porém foram modificados para em uma situação normal não serem capazes de causar a doença, e sim fazer com que o sistema imune os reconheça e comece a produzir anticorpos contra eles. Usam-se esses tipos de vírus em algumas vacinas, mas somente em pessoas que não estejam com baixa imunidade, pois nesse caso, o sistema não responde de modo adequado, e esse vírus pode levar ao desenvolvimento da doença em questão.
Modo de Ação
Quando aplicado no corpo de um indivíduo, o vírus atenuado é capaz de se replicar, porém de maneira lenta, sem causar maiores danos ao organismo. A prolongada exposição ao vírus durante a lenta replicação viral induz uma resposta imune. Esta resposta leva à produção de grande quantidade de células de memória (linfócito B e T), as quais garantem o estabelecimento de imunidade contra o vírus em questão.
Prevenção
* Não brincar. O laboratório é um local de trabalho. Não se admitem descuidos ou brincadeiras. * Não comer, correr e beber dentro do laboratório. * Não sentar ou debruçar na bancada, nem sentar no chão. * Todas as experiências devem ser realizadas com aviso prévio aos colegas, e evitar experimento sozinho, o que dificultaria pedido de ajuda no caso de acidente. * Não se devem misturar substâncias ao acaso. * Usar bata para proteger o corpo e a roupa, e retirá-la ao sair do laboratório, a fim de evitar contaminação externa e/ou cruzada. * Conhecer e utilizar corretamente o material de laboratório. * Ter cuidado com o manuseamento de material quente. * Ler com atenção as instruções. O trabalho deve ser planeado antes do início do mesmo. Uma eficiente organização evita a perda de tempo e acidentes. * Verificar bem o rótulo dos frascos. Verificar as indicações inscritas nos rótulos, em especial símbolos de aviso. * Nunca provar, cheirar ou retirar com as mãos os produtos. Os produtos químicos podem provocar danos em pessoas e material, por